Como prática
espetacular, o Festival Folclórico de Parintins na sua plenitude artística, a Organização
de seu conjunto folclórico, aparece como fenômeno cultural representante da
vida cotidiana e imaginária do homem amazônida. Através dele podemos verificar
a dimensionalidade fenomenológica da cultura local e sua conexão com o mundo
por meio de um fator que age como ponto de socialização: a estética harmoniosa
do conjunto folclórico. Seguindo o pensamento de Paes Loureiro, é da atitude
atenta de observar aquilo que nos prende a atenção (o espetáculo) e da
convivialidade de todos os que constituem o festival ao naturalismo da vida
cabocla e sua socialização, que remeto o método fenomenológico para ser
utilizado nesta pesquisa e mostrar a espetacularidade do conjunto folclórico no
Boi de Parintins tal como ela é.
A espetacularidade do
conjunto folclórico no Festival Folclórico de Parintins visa ser uma pesquisa
no campo das artes que contribua significativamente para o avanço e
desenvolvimento do conhecimento teórico a respeito das Artes do espetáculo, dos
Estudos da Performance e das Danças folclóricas brasileiras. Do ponto de vista
de sua finalidade maior, que é analisar tal espetacularidade folclórica,
parte-se do princípio de que se tratará de uma pesquisa científica básica, pois
o que se quer propiciar é uma evolução das informações teóricas acerca do tema.
Do ponto de vista de
suas especificidades, tratar-se-á de uma pesquisa de cunho exploratório, pois
irá procurar descobrir, pesquisar, analisar estudando a diversidade e
imponência da espetacularidade do conjunto folclórico no Boi de Parintins; Irá
se desenvolver a partir de uma exploração analítica do espetáculo. Para isso,
faz-se necessário uma descrição densa dos elementos que constituem tal
manifestação, de sua diversidade e importância. Logo, uma descrição minuciosa e
crítica, expondo as características espetaculares e performáticas da
organização do conjunto folclórico são indispensáveis para que também se trate
de uma pesquisa de cunho descritivo. E para um melhor entendimento, torna-se
profícuo o uso de um método que elucide e que torne inteligível, mais claro,
essa espetacularidade como fenômeno cultural, fazendo com que esta pesquisa
também seja de cunho explicativo, pois interpretará, explicará a
espetacularidade presente no Boi de Parintins.
Tratar-se-á também de
uma pesquisa qualitativa, pois irá se analisar as propriedades, os atributos,
as condições dos elementos que constituem e distinguem a espetacularidade do
conjunto folclórico, aspectos estes que lhes determinam sua natureza cultural.
O Festival Folclórico
de Parintins, no Amazonas, realiza-se nas últimas noites de junho, encerrando a
quadra junina parintinense. O espetáculo apresentado no Bumbódromo Amazonino
Mendes é fruto de meses de dedicação, prazer e trabalho dos integrantes e
torcedores da Associação Folclórica Boi Bumbá Caprichoso e da Associação
Folclórica Boi Bumbá Garantido. Parintins, fazendo parte do arquipélago
tupinambarana, torna-se uma das ilhas mais procuradas no mundo nessa época.
Relatos sobre a festa dos bois rodam pelo mundo todo através dos noticiários,
agências de turismo e mesmo estudos e pesquisas culturais. Um extenso registro
desta manifestação espetacular já foi produzido, gerando até inúmeros trabalhos
de cunho teórico-técnico-científicos.
Para esta pesquisa,
terão grande importância as obras bibliográficas e documentos já existentes
sobre tal Festival, especialmente acerca de sua espetacularidade, partindo
assim de uma análise detalhada das referências, contornando e esmiuçando o
assunto pesquisado, realizando-se uma pesquisa bibliográfica consistente; A
pesquisa documental também será um dos procedimentos utilizados durante a
realização do trabalho. Mas não somente bibliografias e documentos, artigos,
periódicos, livros, fotos e vídeos deverão embasá-la; Pelo fato de o Boi de
Parintins se tratar de uma manifestação espetacular que acontece num
determinado espaço e num determinado tempo, faz-se necessário, para se dá maior
comprovação aos fatos, de uma detalhada pesquisa de campo. Indo á campo,
torna-se mais possível verificar e confirmar as afirmações acerca do assunto
trabalhado ou confrontar as informações já obtidas anteriormente, chegando-se a
uma nova conclusão e expondo um novo ponto de vista, além de se obter
informações com os próprios elementos que compõem o estudo, fazendo-se um
levantamento de dados que comprovem com veracidade o que a pesquisa quer
esclarecer.
Para que este levantamento
será utilizado variadas formas de coletas, como questionários, roteiros de
entrevistas, aparelhos (câmera, gravador, etc.), diálogos reflexivos acerca do
assunto e outros. As fontes da pesquisa serão obtidas por esses métodos e
através do embasamento teórico em autores que dialoguem com as Artes do
espetáculo, dos Estudos da Performance e da Cultura Amazônica, entre os quais
cito Armindo Bião e sua vertente etnocenológica, Richard Schecnner e a
Performance e, complementando, Paes Loureiro para o entendimento sobre a
cultura dos povos amazônidas.
Por limitações
entende-se que se trata da existência de desafios, mas superar os obstáculos significa
vencer esses desafios. As limitações a serem enfrentadas por esta pesquisa
devem-se, principalmente, ao espaço geográfico. Parintins é uma ilha localizada
no rio Amazonas, no estado do Amazonas, limitando-se com o Pará, sendo que o
município paraense mais próximo da ilha é Santarém, na outra extremidade de
nosso estado em relação a nossa capital, Belém, onde o projeto da pesquisa está
sendo desenvolvido. O meio de transporte mais utilizado na região é o fluvial,
que chega a durar dias; Também se tem por opção o transporte aéreo que, geralmente,
se dá até Manaus, capital amazonense, de onde, novamente, o meio fluvial é
inevitável para se chegar a Parintins.
Outro limite que também
vale ser ressaltado, indiscutivelmente, é o de ordem financeira, do qual sem
este recurso a pesquisa de campo poderá não ser realizada, sendo ele de extrema
importância para passagens, alojamento, mantimentos, entradas no bumbódromo,
etc. O tempo disponível também tende a ser um fator de impedimento, pois o
Festival ocorre apenas uma vez por ano, lembrando que o resultado da pesquisa
já deve ser apresentado em dois anos, dois anos e meio no máximo. Estas são as
maiores limitações, de ordem externa e pessoal, que a pesquisa enfrentará. Com
o intuito de superá-las, a maneira mais indicada é começar a ter uma boa
preparação pessoal com olhar pesquisador e a arrecadação, o quanto antes, de
recursos financeiros.



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